terça-feira, 19 de novembro de 2013

Exposição grátis consciência negra SP

Olá pessoal! Amanhã é o dia nacional da consciência negra (dia 20), e a semana que esse dia faz parte é a semana da consciência negra. Essa data é dedicada a inserção do negro na sociedade e é comemorada desde os anos 60. No entanto, só teve sua maior divulgação nos últimos anos.

O dia 20 foi escolhido para coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares em 1695 e tem como principal objetivo lembrar da resistência do negro à escravidão em todos os aspectos, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro em 1549.

Se você mora em São Paulo, não perca a Mega Exposição da Consciência Negra no Parque do Ibirapuera. Ela é totalmente grátis e vale muito a pena a visita. Recomendadíssima!

Eu fui lá na sexta passada e confesso que fiquei extasiado com o tamanho da exposição, a riqueza e quantidades de obras expostas são surpreendentes, e tudo muito bem organizado.

A exposição é dividida em 4 partes: pinturas, objetos de trabalhos, esculturas e religiões. Tem até uma carcaça de um barco que era usado para trazer os escravos da África.

Confira algumas fotos que eu tirei por lá:
Lá tem muitas esculturas!
Tem uma sessão especial só para jóias e adornos, um mais lindo que o outro!

Instrumentos usados para marcar os escravos e as as correntes que eram usadas para prendê-los. Apesar de ser uma exposição, é comum sentir uma sensação estranha e desconforto. O lugar em si tem uma energia carregada por toda a história.

Ei, siga meu blog!

Instrumentos usados no dia a dia dos escravos: sinos, pesos, dobradiças, lamparinas, foices...

Gente, a exposição é gigantesca e para ver tudo com detalhes, um dia não é suficiente. Eu tirei muitas fotos e só coloquei algumas aqui. Lá tem algumas partes que é proibido fotografar, mais da metade da exposição. A sessão mais linda é a da das religiões, pois tem muitas roupas da cultura de vários países da África e também de vários estados brasileiros. Tem até o Bumba- meu-boi do Maranhão.

Visite a exposição, eu garanto que você vai gostar. Depois me conta como foi sua experiencia. Como chegar lá? Veja as informações no site do Ibirapuera, clique aqui.

Obrigado por sua visita, um grande abraço pra você!