terça-feira, 3 de setembro de 2013

Como fotografar o artesanato?

E aí pessoal!
No post "Dicas para vender artesanato", um dos tópicos que falei foi com relação as fotos. E hoje eu quero me aprofundar um pouco mais neste assunto.

Para quem trabalha com o artesanato e mostra o seu trabalho pela internet, é muito importante tirar fotos de qualidade, pois o seu cliente não pode pegar o seu artesanato, sendo assim deve deixar as suas fotos impecáveis.

O que eu vejo em muitos blogs por aí, é um descaso com as fotos, fotos escuras, muitas marcas d'agua, sem um angulo correto. Enfim, o trabalho que poderia ser mostrado como um belo trabalho, acaba passando despercebido por causa da qualidade das fotos.

Antes de tudo, quero falar que eu não sou nenhum especialista em fotografia, e a ideia aqui é passar dicas básicas, elaboradas por mim, para você deixar suas fotos mais bonitas. 

Então siga as dicas que eu vou passar aqui e você verá a diferença em seu trabalho. Confira:


A câmera
Você pode usar qualquer câmera para fotografar suas artes, mas eu recomendo fortemente comprar uma câmera melhor, caso a sua seja muito simples.

Iluminação
Este sem dúvida é o ponto chave da fotografia. Com uma boa iluminação, você mostrará todos os detalhes para o possível comprador. Faça seu kit de iluminação em casa mesmo, use luminárias, eu recomendo você usar 3 ou 4 lâmpadas fluorescentes de 18w. Pense da seguinte maneira: Quanto mais luz , melhor!

Deixe as lampadas bem próximas do seu trabalho, algo em torno de 30cm de distância, para que a luz clareie todos os detalhes. Posicione as lampadas de maneira que não projete sombra no objeto.
Fundo
O fundo é a superfície onde você vai deixar exposto os seus trabalhos. Eu uso e recomendo o uso de EVA. Vá a uma papelaria e compre vários EVA's, de muitas cores. Você pode usar também cartolina ou papel cartão.

NÃO USE como fundo, a sua mesa, a sua cama, o chão, o sofá! A foto ficará meio esquisita. Estes casos são permitidos apenas quando o trabalho irá fazer parte destes objetos, por exemplo: uma almofada em um sofá, um pano de prato na cozinha...

Cenário
Solte sua criatividade, coloque coisinhas na composição das todos, por exemplo, você pode colocar sabonetinhos junto com as toalhas, ou um uma xícara com pires em cima de uma toalhinha de mesa e por aí vai. Ou você pode fazer como eu, eu uso os próprios materiais que eu uso: linhas, tesouras, fitas, botões, fica lindo também.

Pronto, depois de todo este trabalho, só falta editar as fotos, mas isso eu vou mostrar em uma  postagem futura, com um passo a passo em vídeo, para você deixar suas fotos maravilhosas!

Gostaram pessoal? Espero ter ajudado a você a dar mais vida aos seus trabalhos. Se você gostou, compartilhe esta postagem, eu vou ficar muito feliz!

Um grande abraço e até a próxima.