terça-feira, 20 de agosto de 2013

Como calcular o preço do Ponto Cruz - Artesanato Parte 1

E aí pessoal!
Um assunto muito importante para toda artesã (ão), é como calcular o preço dos artesanatos. Hoje quero passar algumas dicas de como calcular o preço do seu trabalho.

Antes de tudo, o que é artesanato? De forma simplista, artesanato é uma forma de trabalho que as pessoas se utilizam de processos manuais para produzirem suas artes. Algumas artes levam bastante tempo para ficarem prontas e muitas vezes exige muita paciência do artesão.

A pior parte da história, é quando vamos falar o preço para a cliente e ela diz que está muito caro. Isso desmotiva qualquer artesão, sem dúvidas.

Então, como calcular o preço correto do seu produto? Uma das formas que eu acho mais interessantes é a de calcular cada uma das partes da composição do trabalho, além das despesas  como luz, aluguel, internet e ainda tem o lucro do artesão.

As vezes é difícil colocar valor nos produtos, pois como calcular o quanto de "luz" vamos usar em uma toalha?
Faça assim: Pegue o valor da sua conta de energia do mês e divida por 30 dias, nisso você vai terá valor diário de energia. Depois pegue o valor diário e divida por 24, ou seja, se você borda 3 horas horas por dia, você consome 3 horas de energia das 24 horas totais.

Vale lembrar que este não é um valor exato do consumo de energia, pois na sua casa, provavelmente tem outros coisas consumindo energia. Então este valor, é um valor estimado! Faça os cálculos com todas as outras despesas que compõem o seu trabalho. 
Pronto depois de tudo isso, você terá uma base de quanto vender o seu produto. Nunca desvalorize o seu trabalho, pois se você, que faz a arte não valorizar, ninguém vai valorizar. 

Pessoal, esta foi apenas uma introdução de como calcular o valor do seu produto e como vender também. Eu vou fazer mais postagens sobre este assunto e espero de coração, ajudar vocês, companheiras e companheiros das artes..

Não esqueça de deixar seu comentário aqui embaixo e também de espalhar para suas amigas no Facebook, Google+, elas vão adorar!

Um abraço pra você e até a próxima!