sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O tecido de bordar etamine ( Aida )

O etamine (Aida) é um tecido trama aberta inventado por Zweigart em 1908 e é usado tradicionalmente para bordar ponto cruz. Este tecido de algodão tem uma malha natural com buraquinhos que facilita  o bordado e uma certa  rigidez natural que dispensa o uso dos bastidor bastidor.

Ele possui buracos de vários tamanhos, para acomodar diferentes espessuras de linhas. O branco, o cru, e bege são as cores tradicionais do etamine, no entanto, existem outras cores como o vermelho, azul e cores mais vivas.


Ele é vendido em partes cortadas de 1 metro quadrado, mas é vendido por metro.

O etamine tem tendencia de desfiar, e sendo assim, necessita de uma bainha ou caseado em volta. Algumas pessoas quando começam a bordar, colam fita crepe em volta para evitar desfiar e tiram quando vão costurar.

Ele nunca deve ser lavado antes de bordado, pois ele contrai e diminui. Quando você vai bordando, a área onde você está trabalhando tende a ficar menos rígido.


Nos países onde se fala inglês ele é chamado de Aida Cloth, só que ele no passado era chamado de "tecido de bordado/artesanato". Ele mudou para Aida devido a ópera de Verdi, eles quiseram aproveitar a publicidade da ópera para aumentar as vendas.
Assista o vídeo dessa matéria!